quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Ciro explica Marina e diz que Serra é do mal...

Do repórter Fabio Amato, da ‘Folha’:
“O deputado federal Ciro Gomes (PSB) disse nesta terça-feira que os eleitores que apoiaram Marina Silva (PV) no primeiro turno das eleições estão preocupados com a “frouxidão moral” demostrada “aqui e ali” e que a ida de Dilma Rousseff ao segundo turno, contrariando previsões do governo e de petistas, é “uma lição de humildade.”
De acordo com Ciro, o momento agora é de dialogar com esta parcela do eleitorado, que ele também identificou como sendo seus apoiadores, para mostrar que a candidatura de Dilma representa a continuidade do governo Lula e é a melhor opção para o país.
“[É preciso ter] um diálogo com esse brasileiro maravilho, que votou em mim e que votou na Marina agora, que é classe média, que tá zangada com despudores, com essas frouxidões morais aqui e ali, essa simplificação grosseira que a política de São Paulo quer impor ao país de que só existe vida inteligente no PSDB e no PT”, disse Ciro ao deixar o Palácio da Alvorada, em Brasília, onde Lula se reuniu com governadores e senadores de partidos da base governista eleitos.
“Esse eleitor todo votou na Marina, provavelmente, sequer preocupado se ela ia ganhar ou não, para olhar o debate mais claramente e dar uma lição de humildade que a gente precisa aprender”, completou Ciro.
Favorita nesta eleição, Dilma passou a cair nas pesquisas por conta dos escândalos envolvendo a quebra de sigilos fiscais de tucanos e a queda de sua ex-braço direito na Casa Civil, Erenice Guerra, envolvida, junto com parentes, em denúncias de tráfico de influência no governo.
Para Ciro, que se disse “a pessoa que tem talvez a maior intimidade, amizades, carinho e respeito pela Marina [Silva]“, a verde deve se manter neutra no segundo turno, mas o PV deve apoiar o candidato tucano José Serra.
“Eu acho que a Marina vai se afirmar neutra. E que o PV vai ser cooptado pelo Serra, porque a burocracia do PV já é controlada pelo Serra há algum tempo”, disse. O partido faz parte da base que apoiou Serra no governo de São Paulo.
De acordo com Ciro, Marina é “digna e tem história”, por isso não apoiaria a aliança PSDB-DEM. Entretanto, as “concessões que o PT andou fazendo” também afastam a possibilidade de seu apoio a Dilma.
Ciro aproveitou para atacar Serra, disse que ele foi ministro do governo “mais escandaloso que o Brasil já teve”, se referindo ao do presidente Fernando Henrique Cardoso, e ironizou slogan da campanha do tucano que diz que ele “é do bem.”
“Os marqueteiros tentam atenuar com o slogan o que é a evidência oposta. Porque todo mundo sabe que o Serra é do mal. E eu sei mais do que ninguém.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário