sexta-feira, 9 de julho de 2010

Missão impossível para Serra...


O blog do Noblat publicou o artigo “O ponto de desequilíbrio”, do cientista político Murillo de Aragão, da consultoria Arko Advice, que mostra que as coisas estão bem difíceis para Serra.
Mesmo levando a sério a pesquisa do Datafolha, que fez o milagre de Serra subir 12 pontos percentuais em apenas um mês, no Sul, o articulista indaga se a melhora do tucano poderia modificar a história da eleição, “claramente favorável a Dilma”.
Após desenvolver seu raciocínio, o cientista político conclui que o resultado das pesquisas da semana passada não representa uma mudança na história da eleição. E finaliza seu artigo da seguinte forma: “Dilma continua favorita e Serra continua dependendo de: a) construir um discurso popular, b) ser verdadeiramente popular, c) acertar em todas as suas estratégias e na implantação delas, d) torcer para que Dilma erre muito, e e) torcer ainda mais para que Lula fique fora da disputa.
Vamos ajudar o Serra a responder à múltipla escolha:
a) e b) Nem que Serra fosse o Ethan Hunt, o agente de Missão Impossível, interpretado no cinema pelo Tom Cruise, conseguiria atender os dois primeiros pressupostos: construir um discurso popular e ser popular. Serra sabe conversar com os mercados e defender privatizações. Não tem a menor familiaridade com o povo. Sente-se mais à vontade nos gabinetes do que nas ruas. Está mais para o ex-presidente João Figueiredo, só trocando o cheiro dos cavalos pelo dos salões acarpetados.
c) Como os ítens a e b são missões totalmente impossívelis, como Serra faria para acertar em todas as suas estratégias e na implantação delas? Vou recorrer ao próprio blog do Noblat para ver como anda o desempenho de Serra nessa questão. Em sua última enquete, o colunista de O Globo perguntou a seus leitores “quem tem cometido mais trapalhadas até aqui na campanha presidencial deste ano que mal começou?” A resposta foi publicada hoje e Serra ganhou com 50%.
d) Serra precisa torcer para que Dilma erre muito, o que é imponderável. Mas vamos dar uma colher de chá pro tucano usando mais uma vez a própria enquete do blog do Noblat, que apontou Dilma com 46% dos que acham que ela tem cometido mais trapalhadas. Além de ter que torcer para Dilma errar mais, Serra teria que interromper os seus erros, o que parece pouco provável pelo que temos visto diariamente.
e) Restaria a Serra torcer ainda mais para que Lula fique fora da disputa. Mas nesse caso, não tem torcida que dê jeito. Na pré-campanha, Serra já teve uma mãozinha do Ministério Público Eleitoral e do TSE, que tentaram calar Lula de todas as maneiras, mas agora o presidente já avisou que vai entrar de cabeça na campanha, indo a comícios, portas de fábrica e reuniões com artistas, empresários e intelectuais. Ou seja, a extraordinária popularidade de Lula estará ao lado de Dilma, o que promete acabar com os últimos fios de cabelo do candidato tucano.
É, parece que Serra caminha mesmo para mais uma reprovação em sua segunda tentativa de passar pelo crivo do eleitorado brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário